quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pré – Conceito.



Quando se pergunta para alguma pessoa, você é preconceituosa? Logo ouve-se um não como resposta. Mas no mundo em que vivemos, completamente dominado pelas vias de informações, havendo uma imensa manipulação em noticiários e imagens de todo o mundo, eu acredito que todos nós somos pré-conceituosos.

Sim, estou falando de conceitos Pré formados, no qual deduz-se como obvio uma certa coisa, ou acredita-se no que é dito e escrito, fazendo uma grande imagem a respeito de algo, muitas vezes falsa, deturpando a real imagem, o real simbolismo, o verdadeiro carácter estimado por tal.

Isto é o que eu encontrei aqui em Moçambique. Uma imagem completamente diferente de “África” da qual é encontrada nos noticiários e reportagens, que dizem e mostram apenas grandes misérias encontradas neste continente. Fome, Sede, Doenças, Falta de Saneamento, pessoas morrendo por toda a parte, pessoas sem instrução. Isto é o dito na grande parte da Mídia internacional, isto é o que muitas pessoas acreditam, pessoas estas, que como grande percentagem mundial, não possuem oportunidades para vivenciar e ver de perto a real situação do que é dito pelas vias de informação!

Diferentemente do que ouvimos ser dito, quando estamos aqui, pode-se ver que há saneamento, há comida, há água, há pessoas instruídas dispostas a trabalhar e há doenças (mas para tudo existe sua maneira de ser evitada). Com grande certeza digo que existe, mas não é algo concedido a todos. Refiro-me a grandes cidades (sim, eles possuem grandes cidades), como Maputo, no qual podemos encontrar saneamento básico, serviços de coleta de lixo, ou seja, de certa maneira serviços que algumas pessoas nunca pensaram em encontrar em África, pois é isto que é dito por inúmeras pessoas (apenas latrinas no meio do mato sem condições alguma de uma vida um pouco humana – digo, não o fato de terem apenas latrina significa não ter uma vida humana), no qual fazem com que estas imaginem África como o pior lugar para se viver em todo o Mundo.

Meu primeiro contato aqui em Moçambique foi em Maputo, e infelizmente ou felizmente, não me senti em África. Por todas estas razões, onde encontramos grandes movimentações de carros (carros de luxo até), pessoas trabalhando e se esforçando para ganharem o “pão de cada dia”, prédios e construções que mostram o desenvolvimento chegando a cidade, enfim, tive uma outra imagem da África – ao menos desta parte da África, no qual havia se formado durante anos estudando, lendo e ouvindo inúmeras coisas serem ditas a respeito da África. Tive a conclusão que aparentemente eles não sabem de tudo que existe, ou tudo que dizem sobre África, ou aparentemente, eles tentam esquecer tudo e tentar viver a vida dia após dia, pois sabem que a vida não para, e a “luta” deve continuar.

Na verdade, não tive grandes conclusões a respeito disto ainda, pois tudo aqui parece ser diferente, parece ser uma grande Universidade, na qual você aprofunda-se em conteúdos estudados no Ensino Médio e descobre fatos completamente diferentes do estudado anteriormente, talvez esta seja a grande Universidade da Vida, e eu tenha apenas que entender isto!

O Pré – Conceito também existe por parte deles, brevemente falando, quando digo que sou do Brasil, logo escuto: “Muito violento aquele país!”. Acreditam que no Brasil 90% é criminalidade. Mas sabem por que eles pensam assim? Os telejornais brasileiros que são transmitidos aqui mostram apenas isto, violência, morte, assalto, trânsito, acidentes, enfim, apenas os lamentáveis fatos ocorrido em nosso país. Mas este pode ser um outro assunto a ser discutido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário