sexta-feira, 4 de março de 2011

Yes Boss!


Esta é uma expressão bastante utilizada por alguns aqui em Moçambique. Algumas vezes isto causa alguns constrangimentos, e com eles, um sentimento de indignação.

Usam esta expressão, ou outras singularidades, manifestando estar às ordens e pronto para servir no que for necessário. O grande problema é para quem normalmente direcionam estas expressões, para os “Mulungos” (Pessoas Brancas).

Neste ato percebe-se um imenso sentimento de inferioridade por parte destas pessoas, no qual se colocam a disposição de um “branco” a qualquer momento, para realizar qualquer ação! Isto é possível de se ver quando anda-se pelos mercados ou ruas de algumas cidades maiores.

Uma submissão iniciada a séculos atrás, durante a colonização e atividades como venda de escravos. Um povo “criado a chibatadas”, porém, encontram-se atualmente livres para terem suas próprias escolhas e opiniões, entretanto, não conseguem, ou melhor, ainda não entendem que o desenvolvimento depende apenas deles, indistintamente da cor da pele, assim, caminham acreditando que os “Mulungos” serão os responsáveis pelo desenvolvimento deste país, talvez “Ex-Colonizadores” (que encontram-se em grande escala no território moçambicano), ou pode ser também Sul-africanos …

Bem, cada pessoa possui sua convicção, e esta é o de alguns, apesar de se fazerem de dependentes e se submeterem a algumas explorações por um trabalho (sem generalizar), eles ganham a vida desta maneira, a trabalhar para os “Mulungos”, mesmo que seja na própria África do Sul, sendo explorados nas duras jornadas de trabalho nas Minas. (Sem generalizações, existem muitos que conseguem desenvolver seu próprio trabalho, “Machamba”, Comércio…)

Por meio de uma sociedade mais jovem, percebe-se deferentes maneiras de se ver o futuro, e encontra-se em muitos a capacitação para mudanças. Pessoas estas que estudam e possuem discernimento necessário que lhes darão a oportunidade de fazer algo diferente, não apenas ser submisso a ações já vividas à séculos atrás, e que encontra-se na realidade, mesmo após alguns anos de independência.

Isto deve ser mudado, mas são atitudes que devem ser tomadas pela própria sociedade, como vem a acontecer, porém, são ações que levam tempo para notar-se algum resultado. Em um futuro não muito distante, com toda esta juventude capacitada para tal, as peças no tabuleiro começarão a mudar de posição, e será visto então o verdadeiro povo moçambicano e sua capacidade para criar e mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário