quarta-feira, 2 de março de 2011

Homem do Campo


Com toda sua simplicidade e humildade, realiza um importante trabalho, talvez, pode ser dito que se trata do trabalho mais importante, principalmente por se referir a um país que se vê em meio a dificuldades alimentares.

Toda a experiência que o Homem do Campo adquiriu durante uma vida inteira trabalhando na “Machamba” (Língua local Changana – significado: qualquer tipo de plantação e hortas), passa-se de pais para filho, de uma maneira que mantenham-se tradições de plantios e manejos de cultivos.

De certa maneira, apesar de todos os conhecimentos já adquiridos durante anos por toda uma família, e muitas práticas, percebe-se que é possível desenvolver algumas técnicas, e fazer com que estas tenham um funcionamento positivo para o cultivo, porém, como trata-se de uma maneira de cultivo vindo de décadas, percebe-se um pequeno receio no momento de desenvolver diferentes maneiras no trabalho, entretanto, sempre há pessoas dispostas a aprender e desenvolver novas técnicas, permitindo assim, a introdução de maneiras mais saudáveis para o meio ambiente e até mesmo o desenvolvimento ou melhoramento de técnicas que já possuem por meio de alguns conhecimentos práticos.

Crianças que apenas aprenderam a andar, logo encontram um brinquedo para se apoiarem, uma enxada! Isto é bem comum em pequenas comunidades, onde a agricultura familiar é a renda adquirida por estes. Crianças já brincam e aprendem como manusear uma enxada, e logo quando estiverem um pouco maiores, se deparam trabalhando no campo. A agricultura familiar depende desta mão-de-obra, e o comércio depende desta agricultura familiar, pois são estes que dão o funcionamento para o mercado de vegetais e frutas, garantindo assim a comida de muitas pessoas. Grandes agricultores produzem em grande escala, mas nem sempre vegetais, na maioria das vezes arroz, milho, produtos que são vendidos facilmente para empresas responsáveis por repassar este alimento.

Embora muitas crianças comecem a trabalhar prematuramente nas “Machambas”, é encontrada também interesse destes pais em garantir os estudos das crianças, e muitas delas frequentam a escola, pelo menos durante o ensino básico. O que deveria ser melhor implementado a estas pessoas, é uma maneira para ser mostrada a estas crianças que a vida não se resume em trabalhar na “Machamba”, que podem ser feitas outras atividades que lhe darão um futuro diferente, talvez melhor, talvez não, tudo depende de esforços.

Apesar de ser visto o lado das crianças, não pode-se esquecer de analisar a importância do Homem do Campo, e sua atividade com a agricultura familiar, trabalho digno, que garante emprego para alguns, comida para muitos e felicidades para todos. Homem do Campo, pai de família, humilde pessoa, trabalhador e merecedor de respeito por todos esforços feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário